terça-feira, 19 de outubro de 2010

Quem somos

 Os serviços de Psicologia e Orientação, abreviadamente designados por SPO, são unidades de apoio educativo que, integradas na rede escolar, asseguram na prossecução das suas atribuições e competências (Decreto-Lei 190/91), o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo do processo educativo, bem como o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade.

 FUNCIONAMENTO
O serviço dispõe de uma psicóloga e de um psicólogo estagiário ao abrigo do PEPAC – Programa de Estágios Profissionais na Administração Central, que desenvolvem o seu trabalho articulando as disposições legais com as necessidades da escola.

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

Apoio Psicopedagógico (dar resposta a situações problemáticas relacionadas com o desenvolvimento pessoal, o comportamento e as aprendizagens.)

Apoio ao Desenvolvimento do Sistema de Relações (articular, na área da especialidade, com projectos e serviços do contexto escolar e comunitário, que visem a identificação e intervenção em situações problemáticas de natureza sócio - educativos.)

Orientação Escolar e Profissional (planear e executar acções de informação e apoio à tomada de decisão, garantindo a participação activa dos alunos no desenvolvimento da sua identidade pessoal e na construção do seu projecto de vida. Informar os pais/encarregados de educação sobre os possíveis percursos formativos)


DESTINATÁRIOS
Alunos
Pais/Encarregados de educação professores,
Pessoal não docente,
Outros significativos na educação dos jovens.

COMO RECORRER?
Dirigindo-se às instalações dos SPO – gabinetes próprios sedeados no Bloco B ou através dos contactos:
Telefónico: (234 841 704)
Os atendimentos podem ser solicitados pelos próprios alunos, pelos seus encarregados de educação, directores de turma, outros professores ou pessoal não docente.

 
PLANO DE ACÇÃO 2010/2011


Na identificação das acções a desenvolver foram tidas em consideração as prioridades definidas na lei e as necessidades sentidas pela escola. 
I -ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
9º ANO
Ø  Alunos
 Programa de Orientação Escolar e Profissional, a iniciar no 1º período, com actividades que visam o desenvolvimento do auto-conhecimento, a exploração do mundo das profissões, o conhecimento das oportunidades do sistema educativo e o apoio à tomada de decisão. No final, cada aluno terá uma entrevista individual após a qual será entregue relatório de conclusão do processo com sugestão do curso a escolher. As actividades de exploração do conhecimento das profissões e das correspondentes vias de formação (informação escolar e profissional), realizar-se-ão, no espaço de Área de Projecto. Os testes de interesses e os de aptidões, bem como as entrevistas finais, realizar-se-ão em horário extra - lectivo e serão facultativos, contudo obedecerão a inscrição prévia e obrigatória.
O horário, para cada turma, será divulgado pelos Directores de Turma .
Ø  Pais e Encarregados de Educação       
Terá lugar uma reunião de sensibilização e divulgação das actividades no domínio da orientação escolar e profissional. A tónica será colocada na sensibilização dos pais para o seu papel na orientação escolar e profissional dos filhos, nomeadamente no contacto com o mundo do trabalho e das profissões. Por outro lado será dada informação sobre a estrutura do ensino secundário e divulgada a oferta formativa para o ano lectivo 2011/2012.  
As datas das reuniões estarão atempadamente disponíveis neste Blog.

10º ANO
Ø  Alunos
Com as turmas dos cursos Científico - Humanísticos, será realizada uma sessão de integração e de informação sobre o percurso escolar em questão. Com esta sessão, visa-se o esclarecer dúvidas sobre o curso, alertar para as exigências do ensino secundário e sensibilizar para a planificação de uma carreira a longo prazo - Ensino Superior.
Com as turmas dos cursos Profissionais, será realizada uma sessão de sensibilização para as novas exigências do mercado de trabalho. Os trabalhos ficarão a cargo do representante da SEMA, Senhor José Valente. Esta acção, tem como intenção levar a reconhecer a importância da formação escolar na futura integração profissional e deseja-se que contribua para um maior empenho escolar dos alunos.

11º ANO
Ø  Alunos
Serão realizadas sessões informativas nas turmas dos cursos Científico - Humanísticos tendo em vista apoiar os alunos na construção de projectos vocacionais com referência à legislação sobre o acesso ao ensino superior, aos exames nacionais e às opções para o 12º ano de escolaridade. A intervenção está prevista para o mês de Outubro. A todos os alunos será possibilitado, após esta sessão de grupo, atendimento mais individualizado com a possibilidade de realização de testes de interesses e de aptidões. No terceiro período, será realizada uma breve sessão, em grupo turma, para divulgação da oferta formativa para o 12º ano no que concerne às disciplinas de opção e para o esclarecimento de dúvidas sobre exames e acesso ao ensino superior.
12º ANO
Ø  Alunos
Realizar-se-ão, em grupo turma, sessões de informação com vista ao apoio à tomada de decisão e informação sobre as modalidades de ensino pós secundário (Ensino Superior, CET). A todos os alunos será possibilitado, após esta sessão de grupo, atendimento mais individualizado com a possibilidade de realização de testes de interesses e de aptidões.
Com os alunos finalistas dos cursos Profissionais será desenvolvida, em grupo turma, uma acção sobre técnicas de procura de emprego que visará dotar os jovens de competências para saber responder a um anúncio de oferta de emprego, construir um currículo vitae e saber estar numa entrevista de recrutamento profissional.
Ø  Encarregados de Educação
No 2º período, será realizada uma reunião com o propósito de sensibilizar os pais para a importância de acompanharem o processo de orientação vocacional dos filhos, nomeadamente através da promoção do contacto com o mundo das profissões e do trabalho. Na mesma reunião, serão dadas informações sobre o processo de acesso ao ensino superior e sobre os CET

OUTRAS ACTIVIDADES NO ÂMBITO DA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
- Organização, em parceria com a Câmara Municipal, da IV FEIRA DA JUVENTUDE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL que inclui a o convite para a presença de representantes de várias instituições de ensino secundário e superior, a planificação de palestras  e a divulgação da oferta formativa desta escola. A actividade estará prevista para o final do 2º período;
- Dinamização do placar junto ao gabinete dos SPO com informação sobre cursos, profissões e acesso ao ensino superior;
- Apoio às matrículas;
- Apoio à constituição das turmas CEF
II – INSUCESSO ESCOLAR, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E PROBLEMAS DE NATUREZA EMOCIONAL E SOCIAL
- Para todos os alunos que sejam encaminhados ou que por sua iniciativa procurem ajuda, será dada a possibilidade de acompanhamento individual (consulta). Nos casos em que se justificar proceder-se-á a encaminhamentos ou a articulações com serviços externos.
- No âmbito da avaliação extraordinária, alunos em risco de retenção repetida, serão realizados atendimentos individuais para avaliação da situação e desencadeados contactos com encarregados de educação. Resultará um relatório/parecer que será apresentado ao DT/CT e posteriormente a CP.
III – NCESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
- Avaliação de alunos que tenham sido sinalizados pelo conselho de turma e realização de contactos com encarregados de educação;
- Elaboração de relatórios psicológicos e colaboração com a professora de ensino especial na construção do relatório técnico pedagógico e na elaboração de programas educativos individuais;
- Reuniões regulares com a professora de ensino especial;
- Acompanhamento

                                   Maria de Fátima Alçada
(Psicóloga)
Setembro de 2010

Atlas das Emoções

                                                           http://atlasofemotions.org/ O Atlas das emoções é ferramenta interativa,  produzi...