quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL


O que é?
Ao longo da vida podemos sentir dificuldades em fazer escolhas:
- Determinar qual o tipo de curso a seguir;
- Definir a profissão a exercer futuramente;
- Eleger uma escola para frequentar;
- Reavaliar as escolhas efectuadas anteriormente.
Em determinadas situações, as dificuldades das escolhas podem gerar incertezas, dúvidas e até mesmo impasses que podem ser ultrapassados com o apoio de um técnico especializado.
Neste contexto, a orientação vocacional funciona como um espaço de reflexão em que surgirão actividades que permitirão ensinar-te a olhar para ti próprio, ajudar-te a descriminar os teus traços de personalidade, interesses, aptidões, valores, aspirações e, sabendo quem és poderás descobrir quem desejas ser. Por outro lado, surgirão oportunidades para saber mais sobre profissões, cursos e escolas. Será de uma contínua e equilibrada articulação entre o que és e o que existe para escolher que resultará uma escolha realista e ajustada.
Neste processo, a responsabilidade da escolha é exclusivamente tua. Se procuras a Orientação Vocacional para que o psicólogo possa escolher por ti ou para ti, é necessário que compreendas que isto não resolveria o teu problema e ainda estarias a abrir mão do privilégio de seres responsável pelo que queres fazer da tua vida. Ninguém tem o direito de escolher por ti, nem mesmo um técnico especializado. 
O psicólogo tem o compromisso ético de respeitar e estimular, permanentemente, a tua autonomia e responsabilidade na escolha. Estará ao teu lado para te ajudar a aprofundar o conhecimento acerca de ti próprio, para esclarecer dúvidas, lançando luz ao que se apresenta como sombrio ou obscuro. Encarregar-se-á de te informar sobre os cursos, escolas e profissões, incentivando-te a que construas o teu próprio caminho. 
Como a decisão depende unicamente de ti, não há garantias de que no final do processo de Orientação Vocacional tenhas efectivamente realizado a tua escolha. Não podemos prever se o tempo de duração do programa coincidirá com o tempo interno para o amadurecimento das tuas questões.
No entanto podemos afirmar que, ao concluíres a Orientação Vocacional, mesmo que ainda tenhas algumas dúvidas quanto ao caminho que desejas seguir, algo se processou e não sairás da mesma maneira como entraste. Poderá ser uma questão de tempo e/ou busca de mais informações sobre as profissões e cursos, para que efectues a tua escolha. Mas de uma maneira ou de outra, terás aprendido estratégias de reflexão que te ajudarão a trilhar o caminho em direcção à construção do teu projecto escolar e profissional. Assim, a Orientação Vocacional e também um processo de Desenvolvimento Pessoal.
Uma aluna testemunhou assim a propósito da Orientação Vocacional.



Atenção !
No mês de Novembro vamos dar início a um programa destinado aos alunos o 9º ano denominado “ Preparar as minhas escolhas”. As inscrições estão a decorrer. Não esqueças de entregar ao teu Director de turma a ficha de inscrição com indicação do horário que pretendes e com a assinatura do teu Encarregado de educação.
editado por: Fátima Alçada

Recomendações para um Sono Saudável - Edição OPP

                           https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/opp_sonosaudavel.pdf https://www.impala.pt/noticias/atuali...