O dia internacional da pessoa com deficiência, 3 de Dezembro, é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objectivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar dos indivíduos.
Compete a todos nós contribuir para inclusão dessas pessoas e ajudar na redução do seu grau de incapacidade. O teu papel é importante e passa, em primeiro lugar, pela forma como te relacionas com elas. Tens aqui algumas sugestões de como interagir quando te cruzares com uma pessoa com deficiência:
- Conhece bem a pessoa antes de lhes fazeres perguntas sobre a sua deficiência.
- Usa a expressão «pessoa com deficiência em vez de deficiente».
- Evita dizer «casa de banho para deficientes» e opta dizer «casa de banho acessível».
- Evita expressões como diminuído, incapacitado, inválido.
- Não te sintas envergonhado de dizer expressões, como «vemo-nos amanhã» ou «dá-me uma mãozinha», que possam estar relacionadas com a deficiência da pessoa.
- Não identifiques uma pessoa nos termos da sua deficiência. Em vez de «o epiléptico» refere que pessoa «X» tem epilepsia.
- Muitas pessoas não gostam do termo «deficiente mental». Em vez disso usa a expressão «pessoa com deficiência intelectual».
- Em vez de «vítima de…», «sofre de…» ou «doente de…» diz «pessoa que tem…»; «pessoa com…»
- Em vez de «limitado à cadeira» usa a expressão «pessoa que se desloca em cadeira de rodas» ou «pessoa com deficiência motora».
- Não assumas que a pessoa necessita de ajuda. Dá-lhe tempo para fazer aquilo que ela conseguir, ajudando apenas e da forma que lhe for pedido. Quando ofereceres ajuda, espera pela resposta.
Fonte: Portal do Cidadão
Se ocorrer alguma situação embaraçosa, uma boa dose de delicadeza, sinceridade e bom humor nunca falham.
Editado por Fátima Alçada