RESILIÊNCIA
A resiliência, pela
Psicologia, é a capacidade do indivíduo lidar com os problemas, superar os
obstáculos ou resistir à pressão das situações (Wikipédia).
Para o funcionamento
resiliente contribuem fatores pessoais (ex.: forças humanas…) e também
fatores do ambiente (ex.: experiências educativas expressas no quadro, sob o
título “ações potenciadoras da competência”).
Competência: Resiliência
|
|
Revelar Resiliência/ /Não Revelar Resiliência
|
|
- Alunos com
capacidade para manter um comportamento equilibrado e ajustado aos contextos,
bem como a sua autoconfiança e auto-estima, quando confrontados com a
oposição dos outros ou quando as suas expectativas saem goradas.
|
- Alunos que não sabem lidar com pontos de vista ou opiniões divergentes
das suas, com a oposição ou a hostilidade dos outros, deixando que isso
influencie, afete e invalide os processos de aprendizagem;
- Alunos que se
desorientam com facilidade, que perdem o seu autocontrolo, frustrando-se
quando os seus objectivos não são atingidos.
|
Acções
potenciadoras da competência
|
Acções bloqueadoras da competência
|
- Proporcionar
experiências potencialmente geradoras de contrariedades com as quais os
alunos devem aprender a lidar de forma positiva;
– Proporcionar espaços
para análise dos problemas que vão surgindo durante os processos de
aprendizagem, para que os alunos possam desenvolver estratégias de análise
adequadas para lidar com situações frustrantes.
|
- Não proporcionar
espaço de diálogo, discussão de ideias e de atuação onde os alunos se possam
confrontar com situações de contrariedade ou de expectativas frustradas;
– Tomar sempre o
partido dos alunos, decidindo de acordo com as suas expectativas para evitar
reações negativas, mesmo quando essas decisões não são as mais acertadas.
|
Extraído de Guião “Promoção do Empreendedorismo na
Escola” Direcção – Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, 2007
Sem comentários:
Enviar um comentário