No mês de outubro e novembro decorreu na ESE o Programa de desenvolvimento socioemocional, BEM-ME-QUER, destinado aos alunos do 7º ano de escolaridade.
A promoção da saúde mental e emocional ganha cada vez maior relevo e cria na escola a necessidade construção de projetos/ações/Estratégias que permitam aos alunos adquirir conhecimentos, atitudes e capacidades que contribuem para a adoção de um estilo de vida saudável. Foi nesta perspetiva que surgiu o Programa de Desenvolvimento de competências socioemocionais Bem-Me-Quer, associado ao conceito de prevenção, valorizando e investindo numa ação com vista ao aumento de fatores de proteção da saúde psicológica, do bem-estar, o sucesso educativo e a inclusão de todos os alunos, concorrendo para a otimização das condições de crescimento e de desenvolvimento salutar.
O programa desenvolveu-se ao longo de seis sessões, de periodicidade semanal, em tempos não letivos de 45 minutos. A metodologia adotada baseou-se na implementação de dinâmicas interativas e participativas articuladas com momentos de partilha e reflexão.
Nesta primeira edição participaram 24 alunos, de diferentes turmas, que mostraram um elevado grau de satisfação pelo trabalho desenvolvido. Esperamos voltar no próximo ano com novas edições.
Fátima Alçada