segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO


 Já passas-te por aquela horrível experiência de ter estudado e depois esquecer tudo ou bloquear na hora do teste? Está na hora conheceres técnicas de memorização. Atenção! Não são truques nem milagres. Só funcionam se estudares e, simultaneamente, utilizares as técnicas adequadamente. Na verdade, utilizamos muito pouco da nossa capacidade de memorização. Mas podemos, através de métodos simples e eficazes, aumentar grandemente o nosso poder de memorização por isso, toca a despertar o génio que há em ti!
ESTRATÉGIAS DE MEMORIZAÇÃO
  • Compreender antes de memorizar. Isto é elementar e fundamental!
  • Descansar alguns minutos antes de começar a memorizar. Ajuda a recuperar forças que actuarão positivamente quando se inicia um novo ciclo de estudo.
  • Empregar o maior numero de entradas sensoriais para memorizar. Há estudos que mostram que só conseguimos reter 20% do que ouvimos, 30% do que vemos 50% do que ouvimos e vemos e 80% do que ouvimos, vemos e fazemos. A retenção da informação será tanto mais forte e duradoura, quanto mais numerosas e vivas forem as vias de entrada de informação (principalmente os ouvidos, a visão e o tacto). Portanto, a leitura oral e mental, sublinhar e desenhar ajudam a que as impressões se tornem mais duradouras.
  • Um método de memorização, empregue com excelentes resultados, abarca os seguintes passos:
·         Leitura rápida da lição ou questão que se quer aprender, com o objectivo de obter uma ideia global da matéria.
·          Leitura mais lenta. Agora é necessário voltar a ler e deter-se sobre aqueles aspectos que se considera serem mais importantes, o que não seria possível sem o primeiro passo.
·    Sublinhar os pontos importantes.
·    Fazer um esquema escrito, seguindo aquilo que já foi sublinhado. Visa a compreensão do esquema e a reflexão sobre ele.
·    Elaborar um resumo, completando o esquema anterior.
·     Repetir oralmente o esquema ou o resumo até o fixar.
·    Assumir o papel de professor: expor a matéria como se estivesses a dar uma aula, ou ensinar a matéria a alguém que conheças.
·    Utiliza a imaginação, faz desenhos, representa, etc.
TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO
Repetição: A forma mais simples de decorar uma determinada informação é exactamente repeti-la até que esteja apreendida.
Imagens mentais: Esta técnica baseia-se na ideia da memória fotográfica. Para as pessoas que tenham facilidade em decorar imagens, aconselha-se o recurso a uma informação bem estruturada, por exemplo, em esquemas.
Palavra-Chave: a ideia desta técnica é associar um tópico a cada palavra chave, de modo a que ao lembrarmo-nos desse termo nos recordamos de todo um raciocínio ou de toda uma matéria.
Rimas e jogos: Este tipo de método muitas vezes recorre a palavras que soam a outras e que têm um sentido caricato na frase, o que faz com que a memória fixe mais facilmente pois apela à sua compreensão afectiva
Factores que influenciam a memorização:

Ligações afectivas: É mais fácil lembrarmo-nos daquilo que gostamos, das matérias que nos agradam. Assim, há que procurar motivos de interesse nos temas que temos de aprender ou até, associar os conteúdos menos agradáveis a momentos e situações agradáveis (por exemplo: estudar num local agradável)
Utilidade: Quando não encontramos utilidade no que temos de aprender a motivação para memorizar é bastante baixa. Deste modo, é necessário apelar ao sentido prático para encontrar alguma forma de aplicação dos conhecimentos. Podemos sempre falar com os professores para que estes nos ajudem a perceber a utilidade dos conteúdos, quanto mais não seja como pré-requisitos para a aprendizagem de outros conteúdos, esses sim verdadeiramente interessantes.
 Esquematização e Visualização: É mais fácil lembrarmo-nos da localização de um determinado tópico na página em que o inserimos do que das explicações que se inseriram dentro desse tópico. Quando lemos um jornal, aquilo que fixamos mais facilmente são as fotografias e os títulos que nos chamam mais a atenção. Por esse motivo, quando se elaboram apontamentos se deve ter o cuidado de fazer uma apresentação muito apelativa e organizada, e se possível gráfica, para que seja mais fácil a memorização dos conceitos.
Necessidade e Urgência: quando um teste ou exame se aproxima sentimos mais a necessidade de estudar mas simultaneamente aumenta a pressão que faz com que o estudo tenha menor eficácia e dure menos. Por isso, uma memorização e compreensão com uma certa antecedência é mais benéfica.
 Saúde: O equilíbrio no sono e alimentação é fundamental para o funcionamento intelectual. Algumas vitaminas são essenciais para o funcionamento apropriado da memória: Tiamina, ácido fólico e vitamina B12. São encontrados no pão, cereais, vegetais e frutas.

Por fim, deves confiar na tua memória, se tu próprio não confias nela, o que podes esperar?




Fátima Alçada

Sem comentários:

Recomendações para um Sono Saudável - Edição OPP

                           https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/opp_sonosaudavel.pdf https://www.impala.pt/noticias/atuali...