Um projeto de voluntariado e solidariedade social, a desenvolver ao longo do ano letivo, com a supervisão da psicóloga e das professoras Elisabete Gonçalves e Teresa Amaral, consistindo num sistema de interajuda entre pares em que um aluno mais velho e mais experiente serve de guia e orientador a outro mais novo, podendo dar-lhe apoio sistemático, semanal, ou pontual, em domínios como o absentismo, a desmotivação, a fraca autonomia no estudo ou em problemas de integração na escola.
Quais as atividades a desenvolver?
As atividades podem passar pela ajuda nas tarefas escolares (tirar dúvidas ou acompanhar na realização de trabalhos de casa), por conversas informais sobre dificuldades pessoais/escolares que passam por motivar os alunos para a adoção de comportamentos responsáveis na escola, ou, simplesmente, pelo apoio e companhia para os que se sentem mais desintegrados.
Como e quando decorre?
Tendo em conta as caraterísticas do projeto, a sua implementação decorre em três fases: seleção e formação dos alunos mais velhos, despiste e encaminhamento dos alunos mais novos e, finalmente, os encontros entre mentor e mentorado, que, acontecerão a partir do mês de janeiro.
Como se processam as candidaturas?
Ø Mentores:
Os alunos interessados em assumir a função de mentores, devem solicitar a ficha de inscrição ao DT ou junto dos Serviços de Psicologia e Orientação. A inscrição deve ser entregue ao DT ou Serviços de Psicologia e Orientação, até ao dia 25 de novembro.
Ø Mentorados:
Os candidatos a mentorados podem inscrever-se por iniciativa própria ou por indicação dos DT.
NOTA:
Para qualquer esclarecimento adicional devem contatar a equipa responsável:
Psicóloga - Fátima Alçada
Professoras - Elisabete Gonçalves
- Teresa Amaral