sábado, 25 de abril de 2015


RESILIÊNCIA


A resiliência, pela Psicologia, é a capacidade do indivíduo lidar com os problemas, superar os obstáculos ou resistir à pressão das situações (Wikipédia).

Para o funcionamento resiliente contribuem fatores pessoais (ex.: forças humanas…) e também fatores do ambiente (ex.: experiências educativas expressas no quadro, sob o título “ações potenciadoras da competência”).

Competência: Resiliência
Revelar Resiliência/ /Não Revelar Resiliência
- Alunos com capacidade para manter um comportamento equilibrado e ajustado aos contextos, bem como a sua autoconfiança e auto-estima, quando confrontados com a oposição dos outros ou quando as suas expectativas saem goradas.
- Alunos que não sabem lidar com pontos de vista ou opiniões divergentes das suas, com a oposição ou a hostilidade dos outros, deixando que isso influencie, afete e invalide os processos de aprendizagem;
- Alunos que se desorientam com facilidade, que perdem o seu autocontrolo, frustrando-se quando os seus objectivos não são atingidos.
Acções potenciadoras da competência
Acções bloqueadoras da competência
- Proporcionar experiências potencialmente geradoras de contrariedades com as quais os alunos devem aprender a lidar de forma positiva;
– Proporcionar espaços para análise dos problemas que vão surgindo durante os processos de aprendizagem, para que os alunos possam desenvolver estratégias de análise adequadas para lidar com situações frustrantes.
- Não proporcionar espaço de diálogo, discussão de ideias e de atuação onde os alunos se possam confrontar com situações de contrariedade ou de expectativas frustradas;
– Tomar sempre o partido dos alunos, decidindo de acordo com as suas expectativas para evitar reações negativas, mesmo quando essas decisões não são as mais acertadas.

Extraído de Guião “Promoção do Empreendedorismo na Escola” Direcção – Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, 2007

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